top of page

I'm Unidade I




"As minhas bactérias brilham no escuro - não há nenhum ser humano que não goste disso." Bonnie Bassler - Bióloga Molecular



- Ginger Ale Medicinal -

. Ralar um pedaço de gengibre biológico fresco, o equivalente a um dedo polegar, e pôr num frasco. Durante 3 dias adicionar uma colherinha de rapadura ou açúcar amarelo e uma de sopa de água sem cloro e mexer. Ao fim desse tempo começa a ver-se sinais de fermentação, bolhinhas de ar a virem à superfície. O mesmo processo é feito com a Cúrcuma porém em frascos separados.

. Depois desses 3 dias fazer uma decocção: em 2 litros de água ferver dois pedaços fatiados de Gengibre e Cúrcuma. Deixar ferver por 10 minutos e apagar. Adicionar 2 colheres de sopa de rapadura ou açúcar amarelo, mexer para dissolver e deixar arrefecer.

. Juntar o líquido dos frascos de gengibre e da curcuma, estes servem como inoculantes de bactérias benéficas.

. Passar o líquido para garrafas tipo flip-top, para aguentarem melhor a pressão. Esperar até o líquido ficar efervescente e beber 2 copos por dia.




* A velocidade da fermentação depende do calor do local, quanto mais quente mais rápido, mas ao fim de três/quatro dias já devem ter resultados. Quanto mais tempo deixarem as bactérias se multiplicarem menos açúcarada se torna a bebida. ** O requerimento de ingredientes biológicos não é presunção. Normalmente estes produtos quando não biológicos não têm o mesmo número de bactérias activas que queremos multiplicar. *** Os pedaços dos rizomas que sobraram da decocção podem ser triturados e adicionados em caril, bolachinhas ou outras receitas.

bottom of page