top of page

Kombucha Medicinal de Inverno




Há dois anos eu e o Lourenço projectamos e fizemos um jardim para uma amiga. Cada planta tinha a sua função e possibilidade de recolha e uso por parte dos seus habitantes.


Este ano foi altura de podar e colher o tomilho. Voltamos ao jardim já com vida própria e para além do que ficou para os nossos amigos trouxemos ainda para a Cozinha Velha uma colheita abundante com a qual fizemos xarope e uns 30 litros de kombucha.


A kombucha é um probiótico, já em si medicinal, parece até redundante, mas aqui acrescentamos uns extras que valem ouro nesta estação do ano e que animam qualquer sistema imunitário.


O tomilho é uma planta ligada à região da garganta, à glândula do timo e órgãos respiratórios superiores. Por ser um excelente antiseptico é usado para aliviar dores de garganta, infecções respiratórias e aumentar a nossa imunidade. O milefólio é também antiseptico e tem a peculiaridade de aumentar a nossa circulação e por sua vez fazer subir a nossa temperatura corporal ao mesmo tempo que feixa os poros e mantém as agressões do vento e do frio sem frinchas por onde entrar. A Verbena ajuda-nos a manter o foco e não perdemos as estribeiras nestes tempos de tensão e o gengibre para nos manter enraizados e quentinhos.


A partir de 11 de Novembro podem passar aqui na Cozinha Velha e levar a vossa garrafa.










bottom of page