top of page

Dia das Maias - 28 de Abril


No próximo sábado, dia 28 de Abril, vamos celebrar o Dia das Maias no Paço de Lanheses.

Este dia era muito especial para os nossos antepassados, não por ser o feriado do dia do trabalhador mas por marcar um ponto importante na Roda do Ano. As Maias, já tão festejadas em Portugal de diferentes maneiras, são o meio termo entre o Equinócio de Primavera e o Solstício de Verão.

Quem é que não põe as flores amarelas da giesteira na porta da casa ou na frente do carro nestes dias?

Dizem que protege do mau-olhado, dizem que traz fartura!

Mais do que protecção, a exaltação da flor era já o propósito das comemorações que aconteciam neste dia e festejado pelos Celtas como o Beltane.

As flores agora abundantes são a expressão da fertilidade, do Feminino e do Masculino no seu expoente máximo. Os dois convivem na flor e dançam entre o vento e os polinizadores. Cada um deles está activo e receptivo ao que o outro tem para lhe dar e é isso que queremos convidar-vos a festejar.

Numa série de conversas abertas e actividades vamos abordar temas ligados ao Amor, à expressão do Feminino e Masculino, aos Rituais e à Criatividade para fazer com que consigamos trazer a celebração dos ritmos terrestres de novo à vida de cada um e com a vontade de inspirar toda uma comunidade a replicá-la. Ao cair da noite vamos partilhar uma refeição e sentarmo-nos à volta do Fogo para conhecer o que este elemento significava para todos os que se lhe dirigiam com abertura e respeito.

Em 2016 foi assim: http://bloomsativum.wixsite.com/bloom-sativum/single-post/2016/05/25/Dia-das-Maias-no-Pa%C3%A7o-de-Lanheses-1 E este ano contamos convosco? Para se inscreverem enviem um email para bloomsativum@gmail.com ou liguem para 916283503.

bottom of page