top of page

Curso de Sementes e Viveiros Florestais - Reflorestar Serra de Arga


Pelos dedos de quem participou:


"Sabe pela vida uma imersão na serra, depois de meses dedicada à urbe. Participei numa formação sobre sementeiras e viveiros de árvores autóctones organizada pela Reflorestar Serra de Arga (oficial) e pela Associação Desportiva e Cultural Montariense, e dada pelo Nuno Gomes Lopes, na aldeia de Montaria, Serra de Arga.


Foi lindo partilhar o fim-de-semana com outras (pessoas) apaixonadas pelas árvores, muito conhecedoras, aprender q se pode comer castanhas cruas logo ao apanhar (sim, só descobri agora, como é q é possível?!), comer pela primeira vez cogumelos selvagens (que delícia!), apanhados por quem já os reconhece há 35 anos (grande Céu!), aprender imenso sobre sementes e espécies das nossas florestas (grande Nuno!), desfrutar de verdadeiros banquetes veganos preparados pela Rita Roquette que também organizou tudo (parabéns e obrigada!), aprender que se chama pericos às pêras-bravas, que algumas sementes, como as dos pilriteiros, precisam de dois invernos debaixo da terra para germinar, mas pode ser menos se forem primeiro digeridas por algum animal.


Fomos ao Caçana, O sítio para comer da zona, com uma das melhores vistas de sempre, a serra e o mar, ao longe Vila Praia de Âncora. Inesquecível também foi a plantação de um carvalho ao som de música popular improvisada, com dança e alguns de nós como cabeçudos.

Fica a vontade de voltar para fazer trilhos e quem sabe plantar alguns dos castanheiros, carvalhos, gilbardeiras ou sanguinhos que semeámos.


É incrível o que a floresta nos dá!"


Testemunho de Ana Pois, participante do Curso





bottom of page