top of page

CYNARA CARDUNCULUS aka ALCACHOFRA


alc2.jpg

Nome Científico : Cynara Cardunculus var. scolymus

Nome Comum : Alcachofra Família : Asteraceae Parte usada : Folhas, Flor, Fruto Energia : Frio e Amargo Constituintes : Cynarina, Inulina, Taninos e Açucares

Usada em: Medicina Tradicional

Origem: Zona Mediterrânica A alcachofra é uma planta perene que pode chegar a medir um ou dois metros de altura. Espécie nativa do Sul do Mediterrâneo da família dos cardos que são datados como um dos vegetais mais utilizados da História Greco-Romana mas sementes da espécie foram também descobertas em escavações do império egípcio.

O botão da flor é comestível e pode ser cozido ou vaporizado durante 20 minutos, depois a parte carnuda das pétalas pode ser raspadas com os dentes ou então removidas onde só o coração da alcachofra e as pétalas mais tenras são utilizados ou então preservados em azeite para um uso posterior. A folha seca e as sementes podem ser usados medicinalmente para fortalecer o fígado e os rins pelo seu poder desintoxicante e antioxidante que ajuda na manutenção destes orgãos que purificam o sangue.

A cynarina, o químico biológico activo presente em grande quantidade nas folhas da alcachofra baixa o colesterol e o nível de triglicéridos pois sendo um estimulante do fígado e da vesícula biliar promove a produção de bilis e assiste a redução da ingestão de gorduras. É também um inibidor das pupilas gustativas e faz com que tudo o que comamos ou bebamos tenha um gosto doce .

bottom of page