Nome Comum : Jiaogulan, Erva da Imortalidade Família : Curcubitaceae Parte usada : Folhas e Ramos Suculentos
Preparação: Fresco ou Seco Energia : Quente e Doce Constituintes : Saponinas especialmente gypenosides, rutina, ombuoside, yixingensin Usada em: Medicina Tradicional Chinesa
Origem: Sul da China, Norte Vietnam, Coreia do Sul e Japão.
Planta perene de hábito trepador, tem um sabor doce que se vai decompondo em amargos e minerais aquando a ingestão. É também denominada por ginseng-dos-pobres pois contem compostos químicos idênticos ao Panax ginseng e em maior quantidade. Apesar do Jiao-gu-lan ter sido introduzido recentemente na Farmacopeia Chinesa é desde há muito utilizada e descrita como antioxidante e adaptógeno por isso associada à longevidade, ao aumento da libido e sensação de bem estar geral.
Os seus contituíntes são completamente solúveis em água e por isso o chá é a melhor forma de ingestão desta planta. Quando tomado em chá o sabor adocicado da planta é potenciado e os constituíntes amargos são reduzidos. Tomado com regularidade demonstra efeitos normalizadpres na pressão arterial - se a pressão for demasiado alta reduz e se for demasiado baixa aumenta. As suas propriedade imuno-estimulantes ajuda no aumento de produção de glóbulos brancos especialmente em pessoas que foram submetidas a quimioterapia e radiação. A ingestão deve ser consistente para resultados serem vísiveis, o aconselhável é 1 copo por dia durante 2 semanas.
A nossa propagação foi-nos dada de uma planta mãe de um Jardim Botânico intensamente devotado à preservação de espécies úteis ao ser humano. Depois de um ano de crescimento saudável as nossas plantas estão prontas para se reproduzirem e continuarem a melhorar o dia-a-dia de quem vive por perto.
ATENÇÃO: Jiao-gu-lan não deve ser tomado por pessoas que estejam a tomar anti-coagulantes e outros medicamentos que contenham Heparina e Varfarina porque dilui a densidade do sangue.