Nome científico: Withania somnifera
Nome Comum : Ashwagandha Família : Solanaceae Parte usada : Raíz Energia : Morna, Amarga, Adstrigente e Doce
Usada em: Medicina Ayurveda
Origem: Egipto ao Paquistão
Planta anual de porte relativamente baixo, podendo chegar a medir meio metro. Esta planta é da família das Solanaceae, ou seja, do tomate, da beringela, da batata, do pimento...
É uma planta que a nós Portugueses pode ser muito familiar porque em Portugal temos uma prima chegada desta espécie - a erva moura (Solanum Nigrum) que é espontânea ,persistente e bastante tóxica.
Tem nos sido bastante útil a identificação da flora espontânea porque ao percebermos afinidades de certas espécies com determinados tipos de solo podemos imitar o processo com espécies semelhantes sabendo que temos uma grande probabilidade de estas novas plantas se adaptarem tão bem como a espécie espontânea.
E foi desta forma que começamos a cultivar a Ashwaganda, ou o "ginseng indiano" que ao contrário do Panax Ginseng não é estimulante mas sim relaxante, o que permite ser ingerida em maiores doses sem risco de excesso de estímulação. Sendo por isso uma medicina incrível em casos de exaustão nervosa, exaustão sexual e infertilidade, problemas ligados ao envelhecimento como perdas de memória, insónias e esclerose múltipla.
Um estudo feito em 2001 mostra que a administração da planta reduz os danos cerebrais causados pelo stress até 80% e mostrou ser um poderoso estabilizador emocional em condições como ansiedade e depressão.A raíz depois de seca é pulverizada e usada em pó, em cápsulas ou em tinctura alcoolica-aquosa. Pode ser fervida directamente em água ou em leite (sendo esta última a ingestão mais comum na Medicina Ayurveda) e pode ser consumida até 10 gramas por dia em condições agudas, no entanto o seu poder tónico surta mais efeito quando tomado 1 grama por dia por longos períodos até anos, para surtir o seu efeito regenerador. É uma planta que demora um pouco de tempo a surtir efeito mas é segura e pode ser também utilizada em conjunção com plantas quentes e pungentes para um melhor efeito como o gengibre ou a pimenta preta.
É uma planta que cresce muito bem em solo arenoso e depois de um ano de crescimento e a morte das partes a aéreas a grande raíz deve ser desenterrada e seca para uso medicinal. No nosso caso colhemos semente mas no segundo ano tivemos uma propagação espontânea bem acima da média, mostrando mais uma vez que a planta foi bem recebida pela nossa terra e que a nossa observação estava correcta.