top of page

MASSA FRESCA DE URTIGAS


Urtica Dioica

Urtica Dioica - Urtiga

A Urtiga é uma planta perene, a mais conhecida entre nós da família das Urticaceae. É uma planta que prefere solos húmidos e podemos encontrá-la em zonas de sombra parcial. A sua preferência por solos ricos é a razão da sua tão elevada estima como parte da dieta humana já desde tempos remotos esta planta contêm um valor nutricional elevado, contendo muito Ferro, Potássio, Magnécsio, Cálcio e Vitaminas A e B. Ao mesmo tempo é de fácil digestão por isso uma mais valia nesta altura do ano. Deve-se colher as urtigas quando elas ainda não estão a florir e estão com uma altura entre os 15 e os 30 cms, com a sua aparência tenra e extremamente verde.

E não me vou picar? Quando colhemos urtigas devmos sempre usar luvas para nos protegermos dos picos que injectam ácido fórmico e que nos faz desenvolver a sensação de urticária. No entanto, quando a planta passa por uma breve cozedura ou é seca perde a sua capacidade reaccionária e passa a ser um dos nossos melhores aliados. Pode ser usada em pratos para substituir qualquer verde com a mais valia de estarmos a trazer nutrição incalculável aos nossos pratos e corpos nesta Primavera.

Existem alguns tipos de Urtigas em Portugal e todos elas têm usos intercambiáveis.

Ingredientes:

1/2 copo de urtigas secas moídas em pó com um almofariz e pilão

1 copo de farinha de trigo integral ou trigo sarraceno

uma pitada de sal

1 colher de chá de ghee (manteiga clarificada) - opcional

Misturar a farinha, as urtigas em pó e uma pitada de sal até ficarem uniformemente misturados. Fazer um buraco no centro com a mão, partir o ovo e depositá-lo no meio. Com a ajuda de um garfo começar a mexer o ovo e deixá-lo absorver os ingredientes secos. Quando bem misturada deve obter uma massa bastante dura que não cola aos dedos. Estender a massa com uma máquina de massa ou sobre uma superfície enfarinhada com um rolo da massa e cortar em tagliatelle, spaghetti, lasanha ou de qualquer outra forma e polvilhar com uma pitada de farinha adicional.

Aquecer uma panela com bastante água no fogão e esperar até que ela ferva, em seguida, adicione a massa recém-feita na panela e cozinhe por 5 minutos.

Enquanto isso pode-se refogar em uma panela um bocadinho de ghee, dois dentes de alho e algumas folhas de sálvia por 2 minutos ou até se sentir o cheiro maravilhoso dos ingredientes. Uma vez que a massa fresca está cozida é só coar e misturá-lo para o ghee infundido.

É uma maravilhosa refeição de Primavera!

bottom of page