Alliaria Petiolata - Aliária
A Aliária é uma planta bianual da família das Brassicaceas ou Cruciferas como as couves, as mostardas, os rábabanos... Esta família tem sabores inconfundíveis entre o quente e o pungente, entre o alho e a mostarda, sabores que segundo a MTC nos aquecem e por isso são essenciais durante o Inverno para manter o equilibrio corporal. A Aliária gosta de crescer em zonas húmidas e em redor de zonas repícolas e matas, demonstrando uma preferência por solos mais alcalinos. As folhas jovens podem ser comidas cruas ou cozinhadas perdendo um bocadinho o seu sabor caracteristico quando cozidas. E os botões florais e as flores podem ser adicionados a saladas.
Ingredientes:
1 copo de quinoa
2 copos de água
5 tomates secos
Cozinhar a quinoa em lume baixo-médio até que toda a água é absorvida e, em seguida, reservar numa tigela média com um fio de azeite.
Hidratar 5 tomates secos em água fervente e esperar 30 minutos. Cortar depois em fatias e adicionar à tigela de quinoa. (Pode-se usar a água do tomate para outras receitas porque aproveitamos o sabor delicioso do tomate seco)
PESTO
1 copo cheio de Aliária
2 dentes de alho
1/4 copo de avelãs, nozes ou castanhas torrados deixar alguns de lado para guarnecer
1/4 copo de sementes de girassol germinadas
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta a gosto
Usando o almofariz e pilão iniciar a moagem da aliária com o axeite e sal até chegar a uma consistência pastosa.
Adicione os dentes de alho descascados, as avelãs torradoa e sementes de girassol até se transformar em uma pasta homogénea. Adicionar sal e pimenta a gosto.
Adicionar o pesto à quinoa e usar as mãos para misturar tudo. Adicionar caju moídas e bom proveito. Tenho a certeza que vão repetir esta receita com muitas plantas silvestres, cada uma tem a sua diferença e podemos obter imensas combinações de sabores, vamos dar largas à nossa imaginação!