top of page
Rita Roquette

2a Feira de Troca de Sementes


O mesmo sentimento de dedicação e vontade com que fizemos o cartaz para este evento viajou connosco até Paredes de Coura no dia 16 de Abril. A chuva não nos quis deixar sair do Museu mas mesmo lá dentro começamos a falar sobre o verde que nos protege.

Levamos em vasinhos as plantas que poderiam mostrar os valores de comunidade e cooperação. Desde o grande carvalho, às silvas, passando pelo milefólio e morangueiro silvestre, esta família de plantas - não botânica mas por afinidade - gentilmente serviu para nos mostrar como nem tudo é competição na natureza, como nos foi várias vezes imposto por autoridades científicas.

As diferentes necessidades das plantas reunem-se em ajuntamentos e aquelas com necessidades semelhantes acabam por inevitavelmente gravitar em direcção daquelas que lhe são similares.

Esta iniciativa coincidiu com o Dia Internacional da Voz e por isso levou-nos a conversas ancestrais em torno de fogueiras e claro no papel importante dos contadores de histórias. A pergunta foi feita: "Quem é que daqui já contou uma história?" a que a resposta foi bastante fraca, só algumas mães acabaram por levantar o braço, " Sim, li bastantes aos meus filhos."

O valor dos contadores de histórias ainda não está bem entendido na nossa sociedade de hoje, muito menos o valor pessoal dentro da comunidade, as tantas vozes do coro que apesar de diferentes se tornam um.

Falamos da importância das plantas como contadoras de histórias e como estas inspiram um sem fim de literatura, música, sonhos, histórias... Aos poucos cada um começou a revelar incidentes, momentos e pensamentos em que as plantas estavam envolvidas e passadas umas horas já ninguém disse que não sabia contar histórias. Cada um na sua forma tão própria trouxe a história consigo e partilhou-a porque as histórias não são para ser guardadas e as plantas sabem-no bem!

Durante a tarde houve a tão esperada troca de sementes, plantas e estacas e foi muito bom poder apreciar a evolução desta 2a edição. Muitas mais variedades tradicionais e com certeza que hão de vir mais e sempre com mais cantores ano atrás de ano. É tão reconfortante ouvir as pessoas falarem de plantas com tanta vontade, o valor destes pequenos tesouros em forma de sementes são sem dúvida o que nos sustentará neste planeta, porque o amor com que foram semeadas será multiplicado em cada colheita.

Agradecemos a todos pela vossa presença, e que sejamos sempre mais!

Vídeo do evento:

bottom of page