top of page

O Pisco-Rosa


7 de Junho, West Milford, New Jersey

A alvorada ameaçava chuva, mas mesmo assim conseguimos tomar o pequeno-almoço na margem do lago. As nuvens aqui são diferentes das que costumam sobrevoar a nossa casa em Soutelo. São mais altas e não descem até nós para nos conhecerem. No início desta viajem não conseguia perceber o sinal de aí vem chuva, mas agora, depois de algumas semanas parece-me que já falamos a mesma linguagem. Durante o pequeno-almoço ouvimos um amassar ruídoso vindo do bosque que nos rodeava, houve um momento de silêncio que se misturava com o entusiasmo e de repente, aparece, uma grande e lenta tartaruga: só um animal com uma dura carapaça ou espinhos pode ser tão barulhento! Devagarinho seguiu o seu caminho até ao lago e de repente só a conseguimos ver através das pequenas bolhas de ar que ia soltando durante a sua natação. A chuva começou a cair e decidimos ir à biblioteca local.

Neste país existe um cultivo de livros e literacia que é fácil de perceber pela quantidade de bibliotecas que nos é oferecido, tanto nas cidades como em espaços rurais. Apesar de existir o consumismo exagerado a verdade é que a vida de maior parte dos produtos é longa, e revive em várias mãos. E no caso dos livros, é muito normal ver pessoas a doarem livros nestas bibliotecas, ou melhor, a criarem bibliotecas no meio do nada, que sobrevivem da boa vontade e dedicação de por quem lá passa. Como é o caso deste pequena "cabine telefónica" que virou biblioteca, estava um bocado desarrumada por isso passamos um tempo a organizá-la de novo, existe um poder especial que é sentido quando os sistemas vivem de recursos humanos...

Nessa tarde encontramo-nos com a herbalista Robin Rose Bennett, uma mulher que dedicou mais de 40 anos da sua vida a ajudar e ensinar quem quisesse reconectar com o reino vegetal. Está ligada a uma corrente de herbalistas aqui nos EUA denominada de Wise Woman Traditions, que honra o conhecimento da natureza que muitas mulheres sábias transportaram ao longo dos tempos.

Robin dedica o seu tempo a dar consultas e a criar espaços de partilha/cooperação na sua comunidade para além de ser uma activista ambiental persistente. Todos os meses cria espaços no centro comunitário de Wesrt Milford para partilhar os seus conhecimentos sobre plantas, desta vez falou sobre plantas que nos possam ser úteis no Verão.

O que mais nos marcou é a sua presença e jovialidade que nos transporta para um lugar onde tudo vibra. Quando o seu marido morreu em 2007, Robin decidiu tornar real o seu sonho de ter um jardim medicinal comunitário e para isso escreveu diferentes propostas para que conseguisse adquirir um espaço na sua vila.

O jardim está situado no cruzamento de duas ruas e é como se fosse um oásis no meio do asfalto. Repleto de espécies medicinais disponíveis para o uso de quem sentir vontade, é um espaço de aprendizagem activa onde se aprende a cuidar, respeitar e utilizar mais de 60 espécies. Para além de estar aberto a qualquer visita voluntária este espaço acolhe aulas de herbalismo e jardinagem 2 vezes por mês, já para não falar do factor social que é essêncial. É sem dúvida uma inspiração que gostávamos de implementar quando voltarmos a casa, a ideia de facilitar a aldeia a tratar de si mesma é o começo para a cura de qualquer comunidade.

Robin é autora de dois livros especiais: Healing Magic: A Green Witch Guidebook to Conscious Living e The Gift of Healing Herbs: Plant Medicines and Home Remedies for a Vibrantly Healthy Life. Vale a pena dar uma vista de olhos neste livros pois esta senhora fala através da sabedoria que é sentida pela experiência.

bottom of page