Havia um espaço esquecido. Havia vontade de ter um laboratório, um apotecário e uma cozinha experimental para abrir aos interessados em aprender fazendo, um local de aproveitamento dos excedentes e de transformação das plantas, criar com o que há de mais silvestre e inspirador. E assim foi: uma explosão de vontade que passou pelas várias mãos de amigos que vieram ajudar, desde o tirar do barro da terra, aos rebocos, ao pintar dos móveis, a fazer candeeiros e um sem número de detalhes que ainda vão aparecendo ou enchendo a despensa. Durante mais de dois anos de trabalho, com a gestação do meu filho Mateus pelo meio, tudo foi feito aos bocadinhos mas cheio de cuidado, aqui renasce a Cozinha Velha.
As primeiras criações a abrir ao encontro do outro foi que nem o típico champanhe das inaugurações, no nosso caso, uma edição especial de Kombucha Medicinal de Tomilho e Sabugueiro, plantas que aquecem o corpo e que estando fermentadas na kombucha actuam como um fortificante do sistema imunitário e da glândula do timo, essencial nesta altura do ano para reavivar o ânimo e propósito. Entretanto já houve a produção de queijos de trigo partido, kimchi de nabiças, tintura anti-viral de Mahonia e muitas mais criações hão de nos encher este espaço de novas vidas.
Sejam bem-vindos à Cozinha Velha tão cheia de vida, aqui há espaço para todos e é o sítio ideal para co-working com uma esplanada no jardim e wifi disponível.
Comments