top of page

Vamos defender a nossa Terra




Aos do género Capsicum.


A todas as Pimentas, Malaguetas, Piri Piris e Jindungos que andam por aí.


Quem já provou deste fruto conhece o seu suor. Aquele que esfrega as mãos nos olhos depois de os cumprimentar bem sabe que eles quase conseguem cegar.


Na placenta deste fruto jaz a capsaicina: o componente activo, o responsável pelo fenómeno ardente, o incendiário por natureza. Ela por si só é a razão pela qual estas pequenas e brilhantes maravilhas foram trazidas do continente para além do Atlântico e se espalharam pela esfera terrestre. É por ela que a circulação corre mais rápido, e é ela que desbloqueia empedrecimentos como artrites, nevralgias e entorces que se instalam e nos tornam incapaz de mover. E é agora que é mais necessária pois é tempo de agir.

Hoje não é só o dia dos namorados, é o dia dos vivazes, a hora de atiçar esta centelha de vida!

Para todos aqueles Capsicum que têm estado na frente das muitas batalhas contra a destruição da nossa Terra. Seja pelo grito, pelo punho cerrado ou pela suavidade da arte de criar e partilhar um texto, poema ou imagem. A vossa acção é preciosa, este contágio de Fogo faz-nos mover e querer defender o que chamamos de casa, família e que amamos intrinsecamente.

Tentam avançar com novas leis, máquinas escavadoras para esventrar as nossas serras. Há manobras de distracção constantes e podem até chegar a usar gás pimenta para parar quem tem voz activa. Esse gás com uma fórmula homóloga de capsaicina não vos pára, porque vocês têm um Fogo maior nas veias!

Todo o esforço é válido para garantir que a continuidade será melhor do que hoje se pode prever, toda a apreciação não é suficiente mas aqui fica um sincero agradecimento a todos os que se têm aguentado firmes.

Juntos conseguimos defender a nossa Terra!

Vemo-nos amanhã em Viana, pelas 9h00 junto à Pousada da Juventude e da Ponte Eiffel.




bottom of page